segunda-feira, 16 de março de 2009

Pablo Melo - Renner Ar Condicinados



Olá!
Estou postando este comercial pois foi eu quem fez a trilha e os efeitos dele, e sua edição também. Achei que seria interessante expor os elementos que utilizei, como os fiz e o porquê de cada um. E também como trabalhei com as limitações que o trabalho me impôs.
Bom, analisemos então os elementos:
Música – Por ser um trabalho de baixo orçamento, o cliente não exigiu nenhuma trilha específica, por isso obtive quase que total liberdade para a criação da mesma, a única exigência, obviamente, era que esta tivesse a ver com a história. Então escolhi o estilo blues, pois achei que tinha tudo a ver com o as “safadices” que acontecem no comercial.
Utilizei um violão emprestado e extremamente precário, pois não tinha um. Mas esta precariedade acabou contribuindo para que a música ficasse com uma cara mais “de raíz” (‘ruts’). Gravei uma base e depois um pequeno solo por cima, usando um slide (aquele caninho que se bota no dedo). Obtendo assim, creio eu, um blues bacaninha. =D

Efeitos – A idéia do comercial era o calor. Por isso, para o início do VT, onde há 4 planos para passar essa idéia antes de começar a trilha, gravei alguns efeitos que achei que tivessem a ver. Gravei o som de uma “baforada” e depois fiz o som de “xis”, mas puxando o ar para dentro, com um pouco de saliva nas bochechas para simular o barulho que faz ao fritarmos algo (nojento?, você tem saliva, lembra?). Na edição, fiz uma fusão entre esses dois sons e pronto.
Aos 21 segundos a personagem liga o split. Para colocarmos o som dele, gravamos o som do split da produtora, que fazia o mesmo som do da loja. Se é que existe um split com outro som.
O som do vento, aos 23 segundos, também foi gravado com a boca. Gravei diversas vezes para simular um vento mais forte e para não ficar tão na cara que tinha sido feito com a boca. Há também um pequeno sopro, aos 25 segundos, que também foi gravado depois. Para gravar isso, é preciso soprar para o lado (não sopre no microfone). =D

Voz – Foram gravadas, posteriormente, algumas pequenas falas como: “calor!”, aos 5 segundos; “olha ali!”, aos 9. Ambas as falas foram gravadas por uma mesma colega de trabalho. Aos 14 segundos existem um “mmm”, também gravado após . E, ao final do comercial, a ‘assinatura’ que veio de uma produtora de áudio.

Um comentário:

mmelz disse...

só os "confirmado"..

maza pablito!