domingo, 15 de março de 2009

Julia Thetinski - The Shining(1980)



A cena seguinte foi escolhida primeiramente pela música que se destaca entre todos os elementos. Acredito que a música, nesse caso, é a alma da cena.

Os efeitos utilizados contribuíram na criação do clima assustador. Stanley Kubrick costuma dar bastante ênfase no que diz respeito às trilhas de seus filmes, ações semelhantes aparecem em outras obras do diretor, como por exemplo, em 2001: Uma odisséia no espaço, onde algo visto como um zumbido faz parte da trilha-sonora.

Efeitos:
O menino anda com a sua motoca, o barulho das rodas da motoca aparece várias vezes durante o filme. A cena se passa em um hotel, com corredores espaçosos, o som das rodas parece ecoar o que caracteriza bem o local. Quando ele se depara com as gêmeas ouve-se um efeito, que se pode comparar ao som de um trovão. A voz das meninas parece possuir um efeito que faz ecoar, dando a idéia de algo distante.

Música:
A música possui papel de extrema importância, uma vez que transmite o clima vivido pelo personagem. A música orquestrada, se alterna entre os momentos em que o menino vê as gêmeas vivas ou mortas. Assim que as meninas somem a música torna-se mais suave, porém chegando ao final do vídeo, volta a fortificar o ar de suspense. Durante a cena ocorrem pausas breves, que visam aumentar o suspense.

Voz:
As vozes das meninas parecem ter recebido algum efeito que fazem com que elas parecem estar longe daquele lugar. O menino fala com a voz amedrontada, e depois a voz fica mais rouca, como se fosse outro ser falando pelo menino.

Nenhum comentário: