segunda-feira, 16 de março de 2009

Felipe Luz - Quilmes / Orgulho Argentino (Copa 06)



Analisei o áudio acreditando na idéia de que os criadores do VT buscavam trazer o máximo possível de emoção a peça. Sendo que para emocionar o áudio é crucial.

Música: Dividi a musicalidade do filme em duas partes. A parte que inicia o comercial me lembra muita a trilha de fundo do jogo “Warcraft” que joguei muito no PC quando era mais guri. Uma trilha, possivelmente orquestrada, com acompanhamento de tambor bem grave e compassado, que vai nos remetendo a idéia de vitória e crescimento. Vitória pela lembrança de algo muito parecido que toca nas cerimônias de aberturas de olimpíadas colegiais e jogos. Crescimento pela composição do som que parece que vai culminar a qualquer momento. A segunda parte começa aos 0:53”, quando um novo elemento sonoro (ou o mesmo em um novo tom) passa a marcar o VT. Não sei exatamente qual é o instrumento, mas pessoalmente entendi que ele demarca o começo do grande final do filme. A trilha da primeira parte fica quase que totalmente em BG e logo desaparece. Por momentos nenhuma música acompanha, os efeitos e a voz predominam. A musicalidade se encerra aos 1:40 com um efeito forte, que dá espaço ao silêncio da assinatura.

Ambas as partes esbanjam emoção.

Efeitos: Todo o efeito vem ajudar a compor o que as cenas mostram no filme.

Os primeiros acontecem aos 00:18”, um apito estridente se soma a um grito editado com muito eco, ambos ambientando o quadro visual . Aos 00:25” um efeito que parece ser um sopro de vento rápido ajuda a ilustrar o quicar de uma bola de fogo. Logo em seguida aparece um grito de torcida em BG que dá espaço a narração de um gol feita no rádio. A partir dos 00:48” os gritos de torcida passam a aparecer constantemente até o fechamento do VT. Alguns “Uuuuuuhhhhhh” de um quase gol e vibrações em massa vão compondo um quadro mais cheio de sons. Aos 01:19”, uma nova bola de fogo ganha som em um efeito parecido ao da outra. Logo em seguida uma nova narração de Gol em rádio toma espaço em BG e acaba acompanhando o VT quase que até seu desfecho. O último efeito cessa também a música do VT, como já mencionado, é um “tuummmmm” seco que desfecha os elementos sonoros para a assinatura.

Os efeitos também ajudam bastante a emocionar, ressuscitando memórias nas narrações de rádio e empolgando com as fortes vibrações de torcida.

Locução: Aposto na locução, que aqui me permiti analisar como a voz do filme, como a grande sacada de áudio dessa peça. A locução é ótima. É ela que dita a idéia de crescimento deste VT, fazendo ainda emocionar muito, cumprindo as funções cruciais buscadas pelos criadores, emocionar e empolgar (orgulhar) os argentinos.

O tom do locutor começa tranqüilo, calmo, mas logo vai tomando a emoção das imagens, e ganhando força em uma forma mais gritada e despreocupada. Notar isso fica fácil se fazemos uma experiência. Pulem o vídeo dos 00:10” diretamente para os 01:15”, a diferença na narração é gritante. Temos a impressão de que ele realmente emocionado perde a razão ao narrar.

É aos 00:30” que ele passa a falar com menos espaço entre as frases e ganha um tom mais emocionante. O pico da narração é alcançada em meados aos 01:20” quando ele já demonstra um tom de certo cansaço e como em um desabafo passa a narrar com mais calma mesmo que se mantendo “emocionado”. Assim que a locução se desfecha, calando-se para uma nova voz, que serena assina o filme.

 Acho que os realizadores da peça foram muito felizes no arranjo dos elementos escolhidos, escolhi este VT porque ele emociona sem “melodramatizar”, emociona com força em um composto de imagens muito bem amparadas pelo áudio. Além disso as linhas de áudio também apresentam sincronia. A grande locução brinda um texto igualmente muito bem escrito.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mmelz disse...

a prova de que se pode fazer um comercial de cerveja imensamente melhor sem mulheres de biquini...

todas as peças da Quilmes para a última copa dão de Dez em qualquer brasileiro!

bela escolha!